E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Tirando dúvidas - Figuras de Linguagem

A primeira dúvida se refere à diferença entre metáfora e comparação.

Nas duas figuras comparamos seres, coisas, elementos diferentes a partir de algo que ambos possuem. Vejamos: quando dizemos que Ulisses é um leão, comparamos o leão a Ulisses devido ao fato de os dois possuírem força e coragem. Se nossa frase é construída por meio de alguma palavra comparativa, então temos a figura de linguagem comparação. Por exemplo:

Ulisses é como um leão.
Ulisses parece um leão.
Ulisses se assemelha a um leão.
Assim como um leão, é Ulisses.

Se omitimos qualquer palavra comparativa, então temos metáfora:

Ulisses é um leão.

A metáfora pode ser construída de diversas formas. Por exemplo, se desejo comparar minha amada a um anjo, poderia construir a metáfora de várias maneiras:

Minha amada é um anjo!
Meu anjo! (me dirigindo a minha amada)
As asas angelicais de minha amada me acolhem e protegem.

Outra possível dúvida é referente à diferença entre antítese e paradoxo.
Na frase:
Amar é estar às vezes triste, às vezes feliz.

eu tenho duas palavras opostas (feliz x triste) e digo que amar é em certos momentos sentir uma coisa e em outros momentos sentir outra totalmente diferente. Nesse caso, temos antítese.

Agora na frase:

Amar é estar ao mesmo tempo triste e feliz.

eu tenho também duas palavras opostas (feliz x triste), contudo eu digo que amar é ao mesmo tempo sentir uma coisa e outra. Considerando que é impossível a uma pessoa sentir as duas coisas ao mesmo tempo, temos nesse caso paradoxo, pois se constitui uma ideia que, a princípio, parece absurda, mentirosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário