E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Análise do Poema I - alguns conceitos

Alguns conceitos referentes ao estudo da poesia:
Poema é um tipo de texto composto geralmente (nem sempre) de versos e estrofes, com ritmo e linguagem subjetiva (que expressa pensamentos, sentimentos ou emoções do sujeito).
Ritmo - as palavras no poema valem mais por sua sonoridade do que por seu significado. Por isso elas são organizadas no texto poético de modo que produzam efeitos rítmicos e melodiosos. Para isso, costuma-se repetir letras, vogais ou mesmo usar rimas e versos com um mesmo número de sílabas poéticas (para saber mais pesquise o termo em negrito no Google, por exemplo).
Verso - linha que forma o poema. A palavra "verso" vem do latim "vertere" e significa "voltar, retornar". Assim, como a música, o poema é feito de sons e pausas que contribuem para conferir ritmo ao poema.
Estrofe - é um agrupamento de versos separado de outro agrupamento geralmente por um espaço em branco (uma linha).
Rima - repetição de um mesmo som ou sons muito parecidos no final de versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário