E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DICA PARA ANÁLISE DE POEMA E LETRA DE MÚSICA

Para compreender melhor este tópico, consulte o texto Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade no seguinte link: http://www.olhoscriticos.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=103

Procure as palavras mais importantes do texto. Às vezes elas são repetidas no texto algumas vezes. De qualquer forma, procure ler verso a verso do poema ou canção e procurar aquelas palavras que geram mais impacto ou surpresa ao leitor. Por exemplo:
Com que inocência demito-me de ser
A construção demito-me de ser é inédita neste poema e não é esperada, pois o verbo demitir não costuma ser empregado com este sentido. Pense um pouquinho. Se pensarmos o que é “demitir-se de ser”, o primeiro significado seria “deixar de existir”, o que nos leva a pensar em “deixar de viver”, “morrer”. Como o poeta usa o pronome oblíquo “me”, podemos entender que ninguém o “demitiu da vida”, mas ele mesmo o fez. Dessa forma, fora de contexto entenderíamos que seria lógico pensar em suicídio.
Contudo, considerando os versos anteriores do poema, sabemos que ele está falando da anulação do ser por causa do consumo, isto é, de alguém não tem identidade porque esta lhe foi roubada pelos produtos que costuma usar. Assim, entendemos que “demito-me de ser” pode significar perder a identidade de sujeito.

Vamos um pouco mais além, veja os seguintes versos:
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
A palavra mais repetida nos versos acima é objeto. Com a ajuda da análise do verso anterior, sabemos que o eu-lírico deixou de ser um sujeito, perdeu a identidade, passando a ser agora um objeto. Objeto pulsante porque mesmo sem identidade continua tendo vida ou, pelo menos, sangue correndo em suas veias. Este objeto pulsante se oferece como signo (símbolo, sinal) de outros objetos que, ao contrário dele, não tem vida, não pulsam, são estáticos (parados). Assim, notamos que o eu-lírico se torna uma espécie de anúncio.
Perceba como é importante analisar os versos com muita calma, procurando o sentido de cada palavra e relacionando-a com todo o texto.
Para terminar, vamos esclarecer dois conceitos:
- eu-lírico: é a entidade criada pelo autor em um poema ou canção e que tem os sentimentos, os pensamentos e as ações descritos no texto de caráter lírico (voltado para o eu, para o íntimo, para o subjetivo).
- subjetivo: ligado ao sujeito; às ações, aos sentimentos, às opiniões, sensações e pensamentos de alguém. Por exemplo, a linguagem do poema é subjetiva, pois fala dos sentimentos e pensamentos do eu-lírico.

Um comentário: