E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA

Marcas de oralidade são palavras, expressões ou construções frasais próprias da fala que venham a aparecer na escrita. Por exemplo, “tipo assim”, “tá”, “simbora”, “vo”, “num vo”, “esto”, “chegá”, “pra”.
Muitos escritores usam essas marcas de oralidade como recurso de expressividade, especialmente em poemas e textos narrativos, uma vez que desejam caracterizar personagens ou conferir realismo às suas obras. Contudo, o uso dessas marcas em textos que exigem linguagem formal não é bem visto. Por isso, devemos evitá-las em currículos, redações oficiais, provas, dissertações, cartas comerciais ou outros documentos.
Também não devemos usar nos textos citados acima qualquer espécie de abreviação ou expressão típica da internet (vc, blz, bjs, naum, kd vc?...).

6 comentários:

  1. Oe Professor , gostei muito do seu blog , com certeza vai nos ajudar .
    ;) by: Bruna e Carol 8C

    ResponderExcluir
  2. I ai Profº Crocker gostei do blog muito bom.
    Parabéns por ser quem você é.

    Diego 8ªC

    ResponderExcluir
  3. AIAI OI PROF ENTAUM FKO MTO LEGAL SEU BLOG
    NOTA 100000000000. XAU;ANDREZZA 8C

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo xD Murilo 8A

    ResponderExcluir
  5. Oiee professor ameii seu blog Beijoss talita 8C

    ResponderExcluir
  6. ola professor blz?

    entao esse blog é o maximo .

    deu pa estudar bastante rsrsrsrs .

    Thíìagóò 8ºD

    ResponderExcluir